Praia Grande:
Fomos à Praia Grande por ser muito conhecida pelos seus estratos (Cada uma das camadas dos terrenos sedimentares). que se encontram numa posição quase vertical que foram formados à cerca de 120 milhões de anos +/- (durante o Cretáceo).
Ao reparar que os estratos encontram-se praticamente na vertical dá para nos apercebermo-nos um bocado as consequências da instalação do Maciço Eruptivo de Sintra.
Nesta praia pode se observar também testemunho da existência de animais (dinossauros). Estas pegadas tomaram forma quando a Serra de Sintra ainda não existia e a região era caracterizada por várias planícies costeiras com lagunas litorais. As margens dessas lagunas foi preservada por sucessivas deposições de outros sedimentos que se transformaram nos estratos que se podem ver hoje em dia. Esta cobertura rochosa foi posteriormente dobrada pela intrusão magmática que deu origem à serra de Sintra (há 80 milhões de anos +/-). A areia da praia grande apresenta grãos escuros formados por minerais magnéticos (magnetite), que tiveram origem da erosão de rochas magnéticas que fazem parte d maciço de Sintra
Estas pegadas forma impressas por:
- Saurópodes- eram dinossauros herbívoros quadrúpedes, com longos pescoços e caudas compridas.
- Terópodes- eram carnívoros bípedes responsáveis por pegadas tridátilas, com garras afiadas.
Pegada de terópodes
Cabo da Roca:
O Cabo da Roca tem uma altitude de 140 metros acima do nível do mar, faz parte da costa marítima de Sintra. É o ponto mais ocidental do continente Europeu. O Cabo da Roca é constituído por sienito. Neste local pode se observar o caos de blocos que não é tão magnifico como o aquele que é formado pelo granito e também podemos observar vales suspensos.
Guincho:
Eu gostei desta visita porque deu para relembrar e aprender muita matéria nova e também porque passamos por lugares fantásticos.



